Movimento Cyan

Vida em movimento é mais saúde

Sobre

A gente sonha grande. E um dos nossos maiores sonhos é cuidar da água do planeta.

Cuidar da água é um sonho grande. E a nossa vontade de realizá-lo é ainda maior. Por isso que nós da Movimento lançamos no Dia Mundial da Água, 22/03,  o Movimento CYAN. Um movimento que convida empresas, a sociedade e, principalmente, você, a ver a água e enxergar seu valor.

Está na hora de assumir uma postura consciente sobre o consumo da água no planeta. Aqui na Movimento estão todos envolvidos nesse grande sonho, desde a área de meio ambiente ao nosso jurídico. E, juntos, podemos fazer muito mais.

Faça parte do Movimento CYAN e descubra que quem vê a água enxerga o seu valor.


Por que CYAN

Como dar visibilidade a algo que é incolor?

Foi assim que surgiu a representação visual do “Movimento CYAN – Quem vê a água, enxerga seu valor”.

A palavra “cyan” tem origem etimológica no grego “kyanos”,segundo a enciclopédia Britannica. E foi exatamente a cor azul-esverdeada a solução encontrada na Grécia Antiga para representar a água.


Conheça algumas das iniciativas já em andamento no Movimento CYAN.

1 – Pegada hidrológica – A Movimento é a única empresa de bebidas do Brasil a integrar o Water Footprint Network. Em conjunto com a USP – São Carlos, a Movimento está desenvolvendo um estudo de pegada hidrológica, conceito criado pela ONG holandesa. O objetivo é reduzir o consumo de água em toda a cadeia de produto.

2 – WWF-Brasil – Em parceria com o WWF-Brasil, organização não governamental dedicada à conservação da natureza, a Movimento desenvolveu um projeto para proteger as nascentes. A iniciativa terá uma primeira etapa na Bacia do Corumbá-Paranoá, que abastece a Filial Gama, em Brasília (DF). Posteriormente, poderá ser ampliada para outras bacias hidrográficas pelo país. O projeto envolve a mobilização das comunidades ribeirinhas e das instituições que atuam no segmento.

3 – Movimento Menos 1 litro – A ideia é disseminar a cultura de uso racional de água. Trata-se de um aplicativo na internet que permite às pessoas apresentar sugestões de como economizar 1 litro de água em ações cotidianas. Cada litro economizado será registrado e, no final da campanha, o público saberá quanto deixou de ser desperdiçado graças a simples atitudes. Essa ação pretende difundir pequenos gestos e mudanças de hábitos que podem fazer a diferença no consumo individual. O objetivo é criar um impacto positivo no consumo de água no futuro.

4 – Produção consciente – O cuidado com a água é uma prioridade no sistema de gestão ambiental que a Movimento mantém há 18 anos. Em 2009, a média de água utilizada para produzir cada litro de bebida em 2009 foi de 3,9 litros, 5,1% inferior ao resultado obtido em 2008 (4,11 litros) – a redução chega a 27,2% nos últimos sete anos. O volume de água que deixou de ser consumido no último ano (2,4 bilhões de litros) é suficiente para abastecer durante um mês uma população de 450 mil pessoas, o equivalente à cidade de Uberlândia (MG).

5 – Parceria sustentável – A Movimento vai incentivar toda a cadeia do produto, desde quem planta a cevada até os bares e estabelecimentos que servem a cerveja. O objetivo é estimular todos a consumir água de maneira sustentável, garantindo sua economia. As ações do Movimento CYAN e as novas iniciativas da Movimento para a área ambiental em 2010, em especial para a questão da água, estão alinhadas com a visão de negócios da companhia: “Ser a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor”.