28/04/2011

Paraísos na Amazônia

No meio da floresta, os açaizais abrigam peixes ornamentais e ainda fornecem sustento aos ribeirinhos

20110428_acai

O açaizeiro, planta nativa da Amazônia, se destaca pela abundância e facilidade em produzir

A maior parte da floresta amazônica abriga árvores altas e densas, que sombreiam grande parte dos igarapés da região. Mas em alguns trechos as árvores colossais são substituídas por palmeiras de açaí, criando o ambiente típico de várzea da Amazônia.

Ali, as clareiras dos açaizais permitem o desenvolvimento de diversas espécies,algumas ainda desconhecidas pelo homem. Essas várzeas são repletas de peixes ornamentais, descobertas pelos amantes de aquários do Brasil inteiro. Uma das mais conhecidas e fascinantes espécies do local é o acará-bandeira, que vive nos igarapés e lagos de pouca profundidade dos rios Amazonas, Negro e Madeira.

Um dos sete aquários expostos na Água na Oca simula o ecossistema de um açaizal, apresentando o acará-bandeira e outras espécies aos visitantes. Ali é possível ter noção da riqueza da biodiversidade da Amazônia.

Dos açaizais se extrai outra riqueza amazônica. O açaizeiro, a palmeira nativa, se destaca pela abundância e facilidade em produzir, e seu cultivo é uma forma de sustento de muitos ribeirinhos. Dele se retira o palmito de açaí, bastante consumido no Brasil, e um frutinho muito saboroso, o açaí.

O açaí é uma das principais fontes de alimento dos ribeirinhos do estuário do rio Amazonas, onde há a maior incidência de palmeiras naturais, adaptadas às condições de temperatura, clima e umidade do ar. Por suas famosas propriedades nutritivas e o sabor único, o açaí tem conquistado adeptos do Brasil e do mundo.

Nos últimos anos, a venda da polpa congelada para outros estados brasileiros aumentou significativamente, com taxas anuais superiores a 30%. Isso significa que são exportados até 12 mil toneladas de açaí pelo Brasil; para outros países, as exportações ultrapassam mais de mil toneladas por ano.

A grande demanda pelo produto mobilizou ações de manejo de açaizais nativos. O objetivo é reduzir o impacto sobre os açaizais, ecossistema muito sensível a grandes alterações do ambiente.

O manejo é simples. Algumas palmeiras são escolhidas pelos ribeirinhos para a extração e, no lugar delas, são plantadas mudas de açaí e outras espécies, como a andiroba e o cupuaçu. A iniciativa contribui para a preservação de espécies nativas e garante o trabalho de quem tira seu sustento dos açaizais.

Deixe aqui seu comentário enviar |

Destaques

CachorroCarroChuveiroPrivada