26/11/2010

Possante e correto

Qual a melhor forma de limpar a sujeira da lataria do carro

Você é daquelas pessoas que não pode ver uma manchinha de sujeira no carro que já vai correndo lavá-lo? Pois saiba que, a cada lavagem, vão pelo ralo pelo menos 40 litros de água limpinha, potável, clorada e até fluorada. Isso se você for consciente e econômico e usar um balde com água e sabão para lavar o automóvel.

Chamar a atenção para esse consumo invisível é o objetivo de uma das instalações do Movimento CYAN dentro da exposição Água, em cartaz no prédio da Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Se você decidir usar uma mangueira daquelas sem bico, jorrando água o tempo todo, o gasto sobe para 560 litros. Se usar uma com bico dosador, a conta fica entre 80 e 140 litros. Se escolher um ótimo lava-rápido, daqueles que operam de maneira automática e, portanto, mais eficiente, a lavagem vai consumir pelo menos 45 litros. Alguns gastam até 250 litros.

Se você não se espantou com esses números, é bom saber que essa conta não inclui o volume de água necessário para diluir a sujeira e os produtos químicos usados na lavagem, até o ponto de essa mistura poder ser devolvida a um rio, lago ou oceano, que é para onde toda água utilizada acaba voltando um dia. Em geral, o consumo invisível de água, chamada de água virtual, é bem maior do que o gasto direto.

Da próxima vez em que vir uma manchinha de sujeira no carro, pense em formas alternativas de limpá-la. Guarde na véspera a água da lavagem da roupa. Ou faça o teste e veja se ela não sai com um pano úmido. O mundo agradece.

Deixe aqui seu comentário enviar |

Destaques

CachorroCarroChuveiroPrivada