26/11/2010

Economia na descarga

Como evitar que alguns poucos goles carreguem muitos litros de água limpa pelo ralo

Beber 200 mililitros de água, quantidade equivalente a um copo pequeno, é uma atitude natural, vital e inofensiva. Mas ela dispara uma sequência de eventos para a qual nem sempre damos a devida atenção, e que está no centro da discussão sobre o uso racional da água, objetivo principal do Movimento CYAN.

Depois de participar de quase todos os processos vitais do organismo, os 200 mililitros são eliminados pelo corpo na forma de suor ou de urina. O detalhe para o qual não damos atenção é que, para mandar o xixi para bem longe de nossas casas, evitando assim o mau cheiro e outros problemas de saúde associados à urina, utilizamos a descarga, um tipo de enxurrada artificial que carrega os detritos.

Nas válvulas convencionais, cada descarga consome cerca de 6 litros. Em um ano, só para mandar o xixi embora, uma família de três pessoas gasta, por ano, mais de 26 mil litros de água pura, potável, frequentemente trazida de longe, tratada e transportada ao longo de quilômetros de dutos.

Uma das saídas mais utilizadas para combater esse desperdício de água são as válvulas econômicas, que utilizam volumes diferentes para resíduos líquidos (3 litros) e sólidos (6 litros). Ainda assim, a mesma família do exemplo anterior, com essa nova válvula, gastaria cerca de 13 mil litros de água pura por ano, só para ver o xixi ir embora.

A solução mais óbvia é reaproveitar o líquido de outras atividades domésticas, pois não é preciso água pura para fazer o serviço sujo. Um jeito de fazer isso seria guardar a água usada em baldes.

Nas instalações do Movimento CYAN na exposição Água, instalada no prédio da Oca, no Parque do Ibirapuera, os visitantes verão como a casa pode ser adaptada para que a água possa ser reutilizada, sem grande esforço. A solução exige algum investimento, pois é preciso refazer o encanamento, interligando os dutos que recolhem a água de atividades como o banho ou a lavagem de roupa, e encaminhá-la para as descargas.

E assim todo mundo pode beber água à vontade, sabendo que não vai gastar nenhuma água extra na hora de fazer xixi.

Deixe aqui seu comentário enviar |

Destaques

CachorroCarroChuveiroPrivada